Regresso às aulas em segurança! 

Regresso às aulas em segurança! 

Ainda em tempos de pandemia e incerteza quanto ao seu desenvolvimento, as escolas, universidades, institutos, vão reabrir em setembro. 

Ficam então aqui algumas respostas e conselhos da DGS que deverão ser seguidos, assim como materiais que irão ajudar na implementação dessa informação.

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Autocolantes COVID 19

Como se transmite?

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Neste regresso às aulas em segurança, como me posso proteger?

A DGS recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;

Dispensador álcool gel c/ pedal

Para um regresso às aulas em segurança Necessito de usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, está indicado o uso de máscara para proteção individual.

Máscaras Comunitárias

Para além das medidas gerais da DGS e específicas que cada escola terá de adotar em termos logísticos, a prevenção e protecção, serão sempre fundamentais e obrigatórias.

Já falámos das máscaras comunitárias, mas existem outros suportes que ajudam a facilitar e implementar as regras estipuladas quer pela DGS quer pelas próprias escolas. Alguns desse materiais são:

Acrílicos de Protecção para Balcões.

Para proteger professores e auxiliares, tanto na secretaria como nas salas de aula, os acrílicos de protecção são ideias pois são transparentes e de fácil manuseamento.
Temos vários tamanhos e espessuras, mas produzimos no tamanho, espessura e formato que necessitar!

Acrílicos de Protecção

Autocolantes informativos

São suportes de grande durabilidade e resistência

Adaptam-se facilmente a várias superfícies e o desenho pode ser totalmente personalizado.

Autocolantes informativos

Gestores de Fila

Os Gestores de fila, são um suporte muito eficaz no controlo de entrada nos espaços dentro da escola, receção, cantinas, salas de estudo, etc.

Todos na linhais são fabricados em alumínio sólido e tem incluído um sistema de bloqueio para segurança que permite prender a outros gestores de fila e fixadores de parede garantindo a segurança de todos, especialmente de crianças.

Gestores de fila

Na Berci temos várias soluções de segurançahigienização, proteção sinalização que facilitam a logística e informação nas instituições de ensino.