
Dicas para a criação de publicidade no exterior
O que é que chama a sua atenção ao passar por uma publicidade no exterior? O tamanho? As cores? A mensagem? O formato? São muitos os detalhes que podem fazer com que seja atraído por uma publicidade de rua e por isso, decidimos dar algumas dicas para a criação e de como fazer um outdoor que vai se destacar!
A Importância da criação de uma boa ideia.
Ao contrário dos anúncios de televisão ou anúncios da internet, que permitem mais nuances e principalmente, que a pessoa reveja e se possa inteirar melhor dos detalhes; a publicidade de exterior, em especial outdoors, precisam ser muito mais assertivos.
Uma pessoa que passa por um outdoor tem entre 4 e 9 segundos de leitura, por isso, é importante que mesmo em tão pouco tempo, a sua mensagem seja vista, compreendida e ainda motive o público a procurar a sua empresa.
Com isso em mente, percebemos a importância de uma boa ideia na realização de uma campanha publicitária no exterior.
Afinal de contas esta é parte que vai ter maior contacto com o consumidor; e não adianta fazer um excelente planeamento de meios e seguir todos os passos para criar a sua campanha publicitária, se a ideia não “cativar” e interessar quem a vê.
Pode estar no lugar certo, com a mensagem perfeita, para o público ideal, mas se a forma com que tudo isso é entregue não for adequada a campanha não vai funcionar.
Características de um outdoor
Para evitar algumas confusões, primeiro, vamos esclarecer alguns detalhes técnicos e assim, poderá evitar possíveis confusões ou mal entendidos ao conversar com o seu cliente.
O que é verdadeiramente um outdoor?
É normal confundir, outdoors, painéis, frontlights e empenas, mas são todos meios diferentes, com as suas próprias características, vantagens e desvantagens.
Um outdoor tem medidas padrão de : 8 metros de comprimento por 3 metros de altura e são essas as dimensões que deve usar durante a criação.
Se o desenho não for criado ou adaptado corretamente com essas medidas, a sua campanha corre o risco de ficar distorcida ou deformada.
Quais os melhores suportes?
Ao fazer um outdoor também é importante pensar no tipo de material que utiliza. O desenho pode ser impresso em papel, geralmente utilizado em campanhas mais curtas, ou então em lona/Tela que tem uma durabilidade maior.
Nós podemos ajudar a escolher os diferentes tipos de lonas que pode utilizer e em que situaçãoes.
Qual o melhor estilo?
Mesmo tendo medidas padrão, o seu outdoor pode ser, personalizado, mais criativo e fora da caixa.
Existem algumas campanhas especiais que usam apliques para criar formas além do retângulo tradicional. Podem ser de madeira, armações de ferro e até mesmo chapas de aço, dependendo da necessidade.
É também possível usar mais do que um outdoor para a mesma campanha, aumentando ainda mais a área de alcance visual. Por exemplo pode usar outdoors duplos.

Neste outdoor do McDonald’s, foi usado tanto um aplique, como dois outdoors para representar que o hambúrguer é mesmo muito grande.
Dicas de como fazer um outdoor
Já estabelecemos as medidas padrão de um outdoor e também algumas possibilidades e materiais disponíveis para serem usados na sua campanha de publicidade exterior. Vamos enumerar outros que são também muito importantes.
Foco na mensagem!
Em primeiros lugar, é preciso que tenha bem claro qual é a mensagem que tem de ser transmitida e percebida, afinal, ela é a estrela do seu outdoor.
Tenha em mente que a campanha tem de ser entendida em poucos segundos, por isso, é essencial que todos os elementos da ideia funcionem bem entre si e que tudo que está no outdoor seja utilizado com esse fim.
Outro ponto importante é que o produto ou serviço estejam em destaque, assim como o nome e logo da sua empresa.
Se alguém se interessar pelo o que está a ser anunciado, a pessoa não pode ter dificuldades em descobrir quem á a empresa e como entrar em contato com ela.
Prefira a simplicidade
Pode ser que para a campanha publicitária que está a idealizar, fazer um seja imprescindível usar muitas imagens, informações e detalhes.
No entanto, na maior parte das vezes, menos é mais.
Por ser uma campanha de exterior lembre-se que é preciso competir com muita coisa que está acontecer à sua volta.
É preciso ser assertivo e directo por isso, prefira artes simples e impactantes.
Coloque somente as informações essenciais, da forma mais sucinta possível e aposte em imagens cativantes para ter maior impacto na publicidade no exterior.
Escreva menos, ilustre mais
Seguindo a lógica do ponto anterior, não é por o outdoor ser simples, que tenha de ser necessariamente desinteressante.
Vivemos num mundo extremamente visual e na publicidade, especialmente de exterior, uma imagem vale mais do que mil palavras.
A criação do da ideia e desenho são os momentos de deixar a imaginação fluir e pensar na melhor maneira de passar a mensagem.
Trabalhe com imagens impactantes, fotos de qualidade, ilustrações que chamem a atenção e tente ao máximo desenhar a sua ideia visualmente.

Simplicidade e foco na mensagem.
Equilíbrio dos elementos
Outra dica para aprender a fazer um outdoor é procurar sempre trabalhar o equilíbrio entre todos os elementos.
Sejam imagens, frases, logos ou apliques, é importante que tudo tenha o seu lugar e esteja lá por um bom motivo. Evite deixar o público confuso e disponha os elementos do seu desenho de forma harmoniosa.
No entanto, evite espaços em branco. Esse “respirar” que é muito usado nos anúncios impressos, não é recomendado no exterior e em grandes formatos.
Cada centímetro de outdoor é valioso, por isso, faça bom uso do seu espaço e ocupe o que puder, mesmo que seja apenas um toque de cor.
Legibilidade
Como dissemos, na publicidade para exterior é mais interessante trabalhar com imagens, mas isso não quer dizer que os outdoors escritos não funcionem ou que não se possa escrever nada.
É perfeitamente possível ter um outdoor criativo e que chame a atenção usando palavras/frases, mas é preciso que isso seja feito de correctamente e acima de tudo, legível.
Use poucos caracteres
Quando for escrever, prefira palavras curtas. Pois facilitam o entendimento e fazem com que a sua leitura e entendimento sejam mais rápidos.
O mesmo é válido para frases, prefira frases mais curtas e que tenham, no máximo, dez palavras. Em títulos, o ideal é que não passe de cinco.
Além disso, o mais recomendado é evitar usar termos muito rebuscados e que sejam de difícil compreensão, pois isso atrapalha a identificação imediata da mensagem.
Cuidado com os espaçamentos
Um detalhe bastante importante ao criar o desenho para um outdoor é o espaçamento e tamanho das linhas.
Linhas muito finas e próximas umas das outras confundem-se entre si, pois é difícil distinguir a separação entre elas; e linhas muito separadas deixam o encadeamento da leitura pouco percetível.
Linhas muito curtas aceleram o ritmo de leitura, dificultando a compreensão da mensagem, já linhas muito grandes, são mais cansativas.
Por isso, é necessário um equilíbrio de espaçamento e tamanho das linhas para que a leitura seja fluida e que a mensagem possa ser captada sem problemas.
Escolher as fontes a utilizar
A escolha das fontes que vão ser utilizadas na campanha publicitária é um momento crucial.
O indicado é que se escolham fontes que sejam de fácil leitura, evitando, por exemplo, as que são mais cursivas ou fantasia e que exigem mais atenção para compreensão.
Fontes mais finas costumam desaparecer à distância e no meio do desenho, portanto, não são boas opções.
Se tiver de combinar fontes no mesmo outdoor, procure utilizar até duas diferentes. Evitando exageros, é possível conseguir fazer uma boa apresentação das ideias sem comprometer a estética do desenho.

Contrariando o que se tem como regra e brincando com isso, a Chipotle fez um outdoor apenas escrito, mas uma boa ideia fez com que ele se destacasse e fizesse sucesso.
Psicologia das cores
A psicologia das cores é uma disciplina que nos ajuda a compreender a relação das pessoas com as cores e hoje em dia, o marketing utiliza esse conhecimento para melhorar a forma de as suas mensagens subliminarmente com impacto e harmonia.
De acordo com esta disciplina, cada cor provoca uma reação/emoção diferente que e remete para sentimentos, sensações e até desperta respostas fisiológicas no nosso corpo.
Com o entendimento desses comportamentos, é possível usar as cores a seu favor e influenciar o consumidor.
O vermelho, por exemplo, simboliza a paixão, sensualidade, mas também o perigo, por isso chama muito à atenção. O azul, pelo contrário, é mais calmante e transmite serenidade e paciência.
Não é por acaso que o McDonald’s abusa do vermelho que apela ao prazer, assim como grande parte de anúncios relacionados à saúde recorrem ao azul para evocar tranquilidade e serenidade.
Para outdoors, recomenda-se o uso de cores contrastantes, tanto para chamar a atenção, como para facilitar a legibilidade e compreensão.
Revisão
Antes de colocar sua campanha publicitária no exterior, é essencial que se faça uma revisão atenta a todos os textos que fazem parte.
A morte de um anúncio são erros de português e gramática.
Esta revisão final também serve para ver se toda a campanha já montada funciona mesmo e se ela está dentro do esperado e veicula todas as informações necessárias.
Extras
Agora vamos para algumas dicas extras e rápidas para garantir que depois de tudo, o produto final, tem mesmo resultado.
- Faça um teste colocando-se a 5 metros de distância do design. Com esta simulação, consegue perceber se tudo está nítido e legível.
- Olhe durante 8 segundos. Este é o tempo médio de visualização que seu público terá e assim, poderá medir se a campanha está compreensível.