
Como criar um logotipo diferenciador e original
Como criar um logotipo diferenciador e original
Desenhar um logotipo diferenciador e original é simples, certo? Pense de novo. Há muito mais sobre como criar uma identidade visual da marca do que simplesmente colocar um nome em um quadrado e dar por terminado. Os designers de logotipos estarão sempre em alta, e por boas razões – um logotipo é muitas vezes a primeira impressão que se tem de uma empresa e que pode afetar a perceção da marca de sobre um potencial cliente, decisão de compra e atitude geral em relação a um produto.
Nós vivemos em uma sociedade pintada com logotipos e marcas. Mesmo os bebés, que não sabem ainda atar os cordões dos seus próprios sapatos, reconhecem muitos logotipos ou são capazes de deduzir o que uma empresa vende apenas observando a sua marca. Para aqueles que estão prestes a embarcar numa jornada de criação de uma marca, ou acham que está na hora da identidade visual da sua empresa fazer um lifting visual, aqui estão algumas dicas fundamentais para criarem um excelente logotipo:
Seja único e inteligente
Um logotipo diferenciador e original é o que ajuda a distinguir uma marca de seus concorrentes, por isso é importante que a imagem se destaque do resto – algo com que muitas marcas lutam.
Em muitos casos, a imitação é a melhor forma de lisonjeio – com design de logotipos, as coisas não são bem assim. “O importante é criar algo em que se acredita ser verdadeiramente diferente de qualquer coisa que já exista”, David Airey, designer gráfico e criador do website. Logo Design Love, diz. “É altamente improvável (alguns dizem impossível) que o que irá criar será original, mas esse deve ser sempre o objetivo.”
Criar um design exclusivo não é apenas evitar a imitação, mas também projetar algo fora da caixa. É tentador apenas lançar um ícone que represente o setor de atividade da marca, mas é importante pensar de forma criativa. “O logotipo da Mercedes não é um carro. O logotipo da Virgin Atlantic não é um avião. O logotipo da Apple não é um computador”.
Compreenda a sua marca
Sim, um logotipo é uma imagem, mas também é uma introdução a uma marca. O logotipo deve atingir um público específico e, aquando a criação, deve ter-se isso sempre em mente.
Anote tudo o que pensa e sabe sobre a marca; talvez até criar um ”mood board” com imagens que lembrem a ideologia da marca – veja sites como o Niice para inspiração. Mas seja cauteloso procure inspiração estética e deixe o significado mais profundo da marca para uma análise mais cuidada. “Pesquisar outras marcas pode ser útil, mas os designers tem de ter cuidado para não levar as inspirações literalmente”, diz Harkins. “Todo o trabalho de design deve ser original e deve representar diretamente os atributos exclusivos da marca do seu cliente”.
A marca é mais orientada a um serviço prático ou é mais focada em evocar emoções? É contemporânea ou peculiar? Quais são as motivações do seu cliente tipo e o que a marca pretende ser? Embora seja útil manter-se atualizado sobre as tendências de design, é mais importante permanecer fiel à personalidade abrangente de uma marca.
Mais do que tudo, saiba o que o seu logotipo significa. Todo logotipo diferenciador e original tem algum tipo de história, cheio de significado e propósito. Veja como exemplo o logotipo da Apple – a maçã está a dizer “byte”. Ou a Wikipédia, um globo inacabado de peças de um quebra-cabeça coberto de glifos de diferentes sistemas de escrita. Ambos os logotipos são simples, mas têm um toque adicional que retorna à ideologia da marca.
A cor é essencial
Ao levar em conta a personalidade da marca, precisa de pensar em todos os aspetos da imagem. Cores brilhantes e ousadas podem atrair a atenção, mas também podem parecer demasiado ousadas; tons suaves exaltam sofisticação, mas podem ser negligenciados. Cada cor tem uma implicação e significado diferente e pode trazer diversas nuances para mensagem – não caia na armadilha de transmitir a mensagem errada por causa de um simples traço de pincel. A Logo Company lançou um artigo “A ciência por trás das cores“. Aqui está uma rápida descrição:
- Vermelho: energético, sexy, arrojado
- Laranja: criativa, amigável, jovem
- Amarelo: ensolarado, inventivo, otimismo
- Verde: crescimento, orgânico, instrutivo
- Azul: profissional, médico, tranquilo, confiável
- Roxo: espiritual, sábio, evocativo
- Preto: credível e poderoso
- Branco: simples, limpo, puro
- Rosa: diversão e glamour
- Castanho: rural, histórico, estável
- Branco: clínico, limpo, médico, claro, pureza, espaçoso, simples, fácil, fresco
O que há num nome?
Segundo Airey, um logotipo diferenciador e original é composto por dois elementos: uma marca e um símbolo. Antes que uma empresa pense em fazer-se representar apenas por um símbolo, terá de haver uma grande quantidade de publicidade (pense em marcas como: Starbucks ou Mercedes). Algumas empresas optam por fazer do seu nome o logotipo, como Ray-Ban, Coca-Cola e IBM.
Se a sua marca pode usar um logotipo depende do tipo de nome que a marca possui. “Se a sua empresa tiver um nome exclusivo, poderá usar um logotipo. Mas, se tiver um nome genérico, precisará de algo para identificar a empresa, o que pode ser obtido usando uma marca em logotipo. E ao considerar as fontes para o seu texto, certifique-se de evitar fontes enigmáticas, utilizar espaços negativos e talvez ajustar uma fonte existente – sites como o Font Squirrel ou o HypeForType são úteis.
Alguns logotipos podem tornar-se reconhecíveis por causa de suas fontes personalizadas. A Coca-Cola criou a fonte inclinada.
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