Impressão UV em materiais rígidos

Conheça esta técnica de impressão mais ecológica e mais rápida, para personalização em vários materiais.

Com os avanços da tecnologia, a indústria de impressão está a evoluir a passos largos. Agora, soluções mais inovadoras, produtivas e ecológicas estão a destacar-se no mercado. Um exemplo é a impressão UV em materiais rígidos, inegavelmente esta alternativa apresenta diversas vantagens em termos de agilidade, fidelidade de cores, qualidade de impressão e sustentabilidade.

Antes de mais nada, o que é impressão UV?

A impressão UV é uma forma de impressão digital que utiliza luzes ultravioleta para secar a tinta à medida que ela é impressa, ou seja, conforme a impressora distribui a tinta na superfície de um material, luzes UV especialmente projetadas secam a tinta instantaneamente, ou seja, este tipo de impressão acelera o processo de produção.

Personalização de elemento decorativo em recorte

Quais são as vantagens da impressão UV em materiais rígidos

A impressão UV tem vantagens e desvantagens comparativamente a outras formas de impressão.

Basicamente, noutros tipos de impressão tradicional, quando a tinta é aplicada no material, ela seca naturalmente, por consequência, o resultado obtido pode não ser o melhor, já que a tinta pode espalhar-se de modo desigual; em segundo lugar, a impressora UV usa luzes ultravioleta para secar os materiais de impressão após a aplicação das tintas. O resultado são cores vibrantes, duráveis e uma impressão com grande nitidez; igualmente, as tintas espalham-se uniformemente, devido à secagem instantânea das luzes UV, o que oferece o benefício de termos uma produção mais ágil e eficiente.

Tudo isto ajuda a simplificar o processo de impressão, o que traz uma maior otimização do trabalho para e consequentemente maior valor para os nossos clientes.

Para além disto tudo, permitenos um maior nível de personalização, o que pode abrir um novo leque de oportunidades, por exemplo, maior capacidade para assegurar uma crescente necessidade de produções mais limitadas e produtos mais exclusivos. 

Outro ponto de destaque é que as tintas usadas na impressão UV em materiais rígidos são resistentes às intempéries e oferecem maior resistência a desbotar, além disso, são mais ecológicas pois não utilizam solventes na transferência da tinta para o material, reduzindo o impacto ambiental e tornando o processo de trabalho mais seguro para as pessoas. 

“Mesmo empresas que já trabalhem com serigrafia ou tampografia, por exemplo, podem ampliar o seu portfólio e obter vantagens como velocidade de impressão, qualidade na entrega e produção sustentável. 

Personalização de PowerBanks

Materiais onde posso usar impressão UV em materiais rígidos

Praticamente todos os materiais comerciais rígidos e semi flexíveis, sólidos ou transparentes. Acrílico, alumínio, azulejo, couro, madeira, MDF, metais, cartão, PVC, vidro; por causa da aplicação de várias camadas de tinta, aplicação de primário, branco e verniz. Semelhantemente Usando a tecnologia de impressão UV, é possível imprimir designs, imagens, textos e até texturas exclusivas diretamente numa vasta gama de materiais ou produtos. 

Veja aqui um exemplo de personalização

“A impressão UV permite imprimir numa grande variedade de superfícies e formas. Em conclusão, a secagem UV possibilita que a impressora plana seja usada com materiais não tradicionais, como acrílico ou alumínio”.

Impressão UV – esferográficas

Assim sendo, é possível utilizar a impressão UV para diversificar o portfólio incluindo possibilidades como: 

  • Embalagens; 
  • Materiais Eletrónicos decorados, como notebooks; 
  • Prémios e troféus, incluindo aqueles feitos de vidro e acrílico; 
  • Sinalização externa, como placas com impressão mais durável e resistente; 
  • Presentes exclusivos, como caixas de metal com inscrições personalizadas; 
  • Brindes corporativos e produtos promocionais; 
  • Itens decorativos variados, incluindo aqueles em MDF; 
  • Equipamentos desportivos, como bolas de golfe; 
  • Entre muitos outros.

Se tiver mais ideias a Berci tem todo o gosto em as transformar em realidade, então, traga as ideias, nós fazemos o resto.

A Berci trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, com o intuito de cumprir rigorosamente os prazos de entrega, garantindo a qualidade máxima nos trabalhos.

Saiba como a Berci o pode apoiar na sua escolha, fale connosco.

Ligue (+351) 253 597 082 (chamada para rede fixa nacional)
ou envie um email para o endereço geral@berci.pt.

www.berci.pt